HOMEOPATIA E A LEI SECA

Uma das formas de apresentação do medicamento homeopático é a forma líquida, e a maioria das formulações homeopáticas líquidas utilizam etanol a 30% como conservante. Ana K. C. C e cols. realizaram trabalho recente onde identificaram o teor de etanol presente no sangue após a administração de diferentes quantidades de uma solução contendo álcool etílico a 30% (similar a preparações homeopáticas). Como resultado encontraram que pessoas de peso médio (70Kg) após a ingestão de 5 gotas (dose usual) dessa solução, apresentam uma concentração sanguínea de 1mg/L de sangue e que a administração de 12mL ou o equivalente a 300gts dessa solução levou a uma concentração de 62mg/L de sangue em pessoa de peso médio (70Kg). Não há estudos sobre o teor de álcool presente no ar exalado após a administração de soluções hidroalcoólicas nos teores presentes em medicamentos homeopáticos. Em vista da Lei Seca se tornar mais rigorosa com a Resolução MC-CONTRAN nº 432, de 23 de janeiro de 2013 (DOU 29/01/13 – seção 1 – p.30), recomenda-se que, consumidores de homeopatia diante da situação de verificação por parte da autoridade policial, evitem resultado falso positivo, informando sobre uso de medicamento contendo teor de álcool etílico em sua composição. Apresentar o frasco em uso o qual habitualmente descreve em sua rotulagem o teor de álcool etílico presente, informar quando foi administrado pela última vez e aguardar a orientação sobre como proceder ao teste do etilômetro.

 

 

Referências:

 

Resolução MC-CONTRAN nº 432, de 23 de janeiro de 2013, disponível em > http://www.denatran.gov.br/download/Resolucoes/(resolução%20432.2013c).pdf , acessado em 19/02/2013.

Farmacopeia Homeopática Brasileira, 3ª. Edição, disponível em > http://www.anvisa.gov.br/farmacopeiabrasileira/conteudo/3a_edicao.pdf, acessado em 19/02/2013

Ana K. C. C. , Elizabete G.C., Walcymar L. E.. O etanol nos medicamentos homeopáticos, trabalho apresentado durante o Congresso Brasileiro de Homeopatia, Belo Horizonte – MG, Brasil, novembro de 201Equipe Técnica ABFH e AnfarmagEste post foi publicado em Sem categoria em 16 de abril de 2013.