HOMEOPATIA

Fórmula:

Sinusite

SINUSITE

 

A Sinusite é uma inflamação da mucosa dos sinus (espaços ocos) na cabeça. Os sintomas podem incluir dor de cabeça, pálpebras inchadas, dor entre os olhos, congestão nasal ou rinorréia, dor da mandíbula, nos dentes ou nas bochechas, inchaço em volta dos olhos, gotejamento pós-nasal que causa dor de garganta, dor de ouvido, febre ou fraqueza. As causas incluem bactérias, vírus, fungos e alergias. A sinusite aguda, é normalmente provocada por resfriado e leva até três semanas. A sinusite crônica pode durar meses ou anos e requer tratamento por profissional homeopata. Os medicamentos a seguir podem oferecer alívio para a sinusite aguda.

 

Sugestão

 

Homeopatia:

 

- Kali bichromicum 5CH, se muco verde-amarelado, pegajoso e fibroso, dor aguda na raíz do nariz até o olho, enxaqueca sobre os olhos, piora com frio, umidade, aós dormir, comer.

 

- Hydrastis 5CH, sinusite normalmente após resfriado, muco amarelado espesso e pegajoso (às vezes branco). O ar parece frio no nariz. Sensação de cabelo na narina direita. Piora ao inalar ar frio e seco. Piora a noite.

 

- Se houver sintomas de ambos os medicamentos, poderá ser associado em uma única fórmula, como segue abaixo:

Para adultos: Kali bichromicum 5CH/ Hydrastis 5CH – 30mL AA 30%

Para crianças: Kali bichromicum 5CH/ Hydrastis 5CH – 30mL AA 5%

 

Modo de tomar: 5 gotas 6x ao dia, enquanto sintomas intensos. Após, 5 gotas 4x ao dia. Se ainda prevalecer sintomas, 5 gotas, 2x ao dia até cessar.

 

 

CAIRO, Nilo. Guia de medicina homeopática. 21. ed. São Paulo: Livraria Teixeira/Martins Fontes, 1987.

GRIMM, E. A Homeopatia e você. Florianópolis: Plus Saber, 2001. 120p.

PEREIRA, V. Guia Homeopático Dr. Valdomiro Pereira. Curitiba, 1984.

SCHMUKLER, Alan V. Homeopathy: an A to Z home handbook. Llewellyn Worldwide, 2006. 351 p.

TETAU, J.; TETAU, M. Homeopatia e estruturas bioterápicas. São Paulo: Andrei editora, 1980. 176p.